Entregamos em todo Brasil

(11) 3185-6966
(31) 3335-2975

Inoxline Troféus Personalizados e Placas de Homenagem


E-mail: [email protected]

  Entregamos em todo Brasil


(31) 3335-2975
(11) ​3185-6966

7 formas de implementar a cultura organizacional certa

7 formas cultura organizacional

Você tem uma cultura organizacional certa para o seu negócio?

A cultura está no cerne do sucesso de qualquer negócio. Quando é bem-sucedida, colaboradores reconhecem e abraçam valores, atitudes, padrões e comportamentos parecidos e que se alinhem com o objetivo da organização.

Listamos algumas formas de alcançar isso. Você não precisa aplicar todas: reflita quais são ideais para o seu tipo de organização e que correspondam à cultura de seus clientes e de seus parceiros.

O que é cultura organizacional

Primeiro, uma breve definição. A cultura organizacional se caracteriza por um conjunto de normas de comportamento e por valores que estimulam a aplicação dessas normas.

Por exemplo: em uma empresa, as pessoas chegam para trabalhar no horário certo todo dia de manhã não porque o diretor mandou ou porque seriam demitidas. Vai muito mais além. As atitudes são definidas pelas normas do grupo, e, assim, para todos, é natural não se atrasar.

A fim de alcançar seus objetivos com o time, não adianta estabelecer as normas. É preciso tomar atitudes que demonstrem a importância delas.

1 Entenda o que os colaboradores procuram

Engajar os colaboradores na cultura organizacional é um dos maiores desafios dos líderes. Uma das formas de fazer isso é compreender o que as pessoas precisam e alinhar as necessidades delas às da empresa.

As gerações mais novas demonstram, nos últimos anos, apego a tudo o que é novo. São profissionais que buscam gratificações maiores do que apenas dinheiro. São movidos pelo desafio e por aprender coisas novas.

Por isso, se seus colaboradores têm essas características, procure implementar programas de inovação na empresa. Faz bem para o negócio e para quem é movido por isso. Assim, fica bem mais fácil engajá-los ao seu propósito.

2 Seja transparente

Visando alinhar as expectativas dos colaboradores às da empresa, eles necessitam saber quais são elas. Divida as metas com todos e garanta que a estratégia é compreendida por cada um. Uma boa ideia é abrir tempo e espaço para que as pessoas façam perguntas aos líderes. Não basta divulgar os objetivos – deve-se prestar atenção às dúvidas que as pessoas podem ter, bem como às suas ideias.

A prática disso vai depender da sua empresa. Pode ser um fórum anônimo ou apenas uma reunião para debater os caminhos que a companhia está tomando.

3 Lembre-se de que todos têm uma vida lá fora

Todos nós precisamos parar um pouco de tempos em tempos. Em relação ao trabalho, as pessoas não podem chegar cedo e sair tarde todos os dias sem que isso prejudique sua produtividade.

Mesmo que você queira que os colaboradores tenham uma mentalidade voltada para o trabalho duro com recompensas, urge reconhecer o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional de todos. Isso é bastante significativo para quem quer trabalhar com pessoas de pensamento claro e objetivo.

Entenda que algumas vezes a vida pessoal pode se misturar com o trabalho, e todos têm direito a dar atenção à parte pessoal de vez em quando.

4 Ofereça reconhecimento

Demonstrar reconhecimento significativo nem sempre é fácil. Mesmo empresas que têm forte cultura organizacional podem ter dificuldade nesse aspecto, principalmente quando se tratar de companhias de grande porte.

Ainda que não exista um programa que funcione para todos, alguns elementos podem ajudar a colocar o reconhecimento como regra na sua organização. Confira alguns:

– Seja específico

O reconhecimento é mais relevante quando está ligado a alguma meta batida ou a um objetivo alcançado.

– Tenha bom timing

O reconhecimento perde o efeito se é demonstrado muito tempo depois do acontecimento.

– Não basta oferecer dinheiro

Reconhecer o trabalho de alguém não se limita a recompensas financeiras. Ofereça algo tangível, como uma placa de homenagem.

– Conecte-se à cultura

Utilize o reconhecimento para reforçar os valores que são destaque na sua companhia. Assim, o comportamento positivo começa a ser reproduzido.

5 Converse com as pessoas

Procure saber o que os seus colaboradores estão pensando e sentindo dialogando com eles. Como líder, você pode se perder nas tarefas diárias e deixar de estar atento às pessoas.

Você não precisa ter um assunto específico para tratar. Adquira o hábito de andar pelos corredores da empresa e conversar com as pessoas. Assim, tira o peso do contato específico em uma reunião e cria laços mais fortes.

6 Preocupe-se com o design da organização

O design de uma organização diz respeito ao modelo dela. Processos, pessoas, estrutura hierárquica e até mesmo espaço físico.

Inclui também a sua comunicação interna e externa, a habilidade das pessoas em lidar com o trabalho em equipe, indicadores e avaliações de performance, divisão de responsabilidades e como você coordena reuniões.

Tudo precisa ser trabalhado para que as operações ocorram da forma mais suave possível. Isso diminui o estresse e aumenta a produtividade, além de propiciar às pessoas se sentirem bem com o que fazem durante o dia de trabalho.

7 Projete um bom espaço físico

Reflita sobre como as pessoas se sentem sobre seu local atual de trabalho. Nem todos gostam de escritórios abertos; porém, há aqueles que precisam ter contato direto com os colegas para executar bem seu trabalho.

Pense que investir em um bom espaço de trabalho pode fazer a equipe crescer em produtividade, e nem sempre isso é um gasto supérfluo. Mas, antes de executar um projeto de design de interiores, confira o de que as pessoas carecem.

Implementando a cultura organizacional certa

A cultura organizacional de uma empresa não é estática, estando sempre em renovação. Para manter colaboradores motivados e o crescimento da empresa, o exercício de discernir quais são os valores atuais deve ser feito periodicamente.

Reveja as formas de implementar a cultura organizacional que listamos neste post:

1 Entenda o que os colaboradores precisam.
2 Seja transparente.
3 Lembre-se de que todos têm uma vida lá fora.
4 Demonstre reconhecimento.
5 Converse com as pessoas.
6 Preocupe-se com o design da organização.
7 Projete um espaço físico ideal.

Se gostou deste texto, não deixe de conferir outros no nosso blog!

 

Tudo sobre eventos de Premiação

Solicite consultoria e orçamento grátis!

Precisa de um brinde especial ou sugestão para homenagem? Entre em contato conosco. Teremos prazer eu ajudar você. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *