Entregamos em todo Brasil

(11) 3185-6966
(31) 3335-2975

Inoxline Troféus Personalizados e Placas de Homenagem


E-mail: [email protected]

  Entregamos em todo Brasil


(31) 3335-2975
(11) ​3185-6966

Trabalhando com o reconhecimento de seus funcionários

Screen Shot 2015-06-15 at 9.47.53 AM

 

Quando um colaborador tem o seu esforço reconhecido, ele se sente mais motivado e disposto a se dedicar ao trabalho. Isso estimula a produtividade e o crescimento do próprio funcionário, junto com o desenvolvimento da empresa. Um funcionário empenhado não só trabalha de forma mais eficiente, mas busca formas de melhorar o seu desempenho, como soluções criativas para os desafios e obstáculos.

Para ser eficiente, esse reconhecimento deve ser realizado com frequência, não uma ou duas vezes ao ano. Isso pode ser alcançado com um programa de reconhecimento e recompensas, além de pequenas atitudes no dia a dia. Um elogio ou homenagem, por exemplo, pode ter um enorme efeito positivo sobre o colaborador, especialmente quando isso acontece na frente da equipe. Se a empresa oferecer recompensas, é importante que elas sejam proporcionais ao desempenho do funcionário e apresentem um caráter pessoal, “feito sob medida”.

Não esqueça que a postura do gestor ao parabenizar os colaboradores deve sempre refletir os valores da empresa. Confira agora maneiras eficazes de promover o reconhecimento dos funcionários e estimular o melhor desempenho da sua equipe!

Garanta visibilidade ao sucesso

Muitos gestores falam o tempo inteiro sobre as falhas e os problemas, e se esquecem dos aspectos positivos. Não deixe que isso aconteça na sua empresa, elabore uma maneira de dar visibilidade às conquistas dos funcionários. Você pode criar o “hall da fama”, uma parede com placas de inox homenageando os colaboradores de maior sucesso.

Celebre ocasiões especiais

 Datas importantes devem ser comemoradas, e não estamos falando apenas das grandes ocasiões para a sua empresa. Celebre junto com os funcionários as datas que têm um significado especial para eles, como aniversários e casamentos. Você pode levar um bolo ao fim do expediente e reservar alguns minutos para comemorar.

Lembre-se da família

Quando recompensar o funcionário, estenda esse reconhecimento ao ambiente familiar. Se oferecer um jantar, inclua o marido ou esposa. Se tiver filhos, ofereça ingressos para a família curtir aquele filme infantil. Você também pode homenagear o funcionário com um quadro que será pendurado em casa, para que a família possa admirar a conquista.

Dê uma folga!

Tempo livre e momentos de relaxamento são necessários para manter o funcionário satisfeito e motivado. Como recompensa por um bom desempenho, você pode dar uma sexta-feira de folga, dispensar o funcionário mais cedo ou flexibilizar as horas de trabalho.

Mande uma carta

Na hora de parabenizar os funcionários, faça isso por carta endereçada à sua residência. Mesmo que você já vá realizar a homenagem dentro da empresa. Como chega em casa, a carta pode ser mostrada à família e guardada com orgulho. Além de tudo, é uma grata surpresa fora do horário de trabalho.

Ofereça lembranças

Em datas especiais, como o Dia da Mulher e o Dia do Trabalho, ofereça lembranças aos seus funcionários. Mesmo que sejam simples, como um chaveiro de inox ou uma caneta com a logo da empresa. O que importa é mostrar que você se importa com a equipe e valoriza o seu trabalho.

Escreva bilhetes de agradecimento

É um gesto fundamental, que mostra educação e reconhecimento. Deixe bilhetes de agradecimento sobre a mesa do funcionário ou em seu armário. Escreva à mão, para mostrar que essa atitude está partindo de você e não é uma mera formalidade da empresa. Você também pode enviar um cartão, acompanhando flores ou uma caixinha de chocolates.

Aplauda os esforços – literalmente!

Se um dos funcionários atingiu uma grande conquista, que tal pedir à equipe uma salva de palmas durante a reunião? Esse gesto reflete o seu entusiasmo e mostra que os desafios superados pelos colaboradores são importantes para você, tanto quanto as suas próprias conquistas.

Esses são apenas alguns exemplos de atitudes que você pode empregar, no cotidiano da sua empresa, para mostrar o reconhecimento e a valorização dos seus funcionários. Seja criativo!

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

IL_CTA_eBook_4erros

Solicite consultoria e orçamento grátis!

Precisa de um brinde especial ou sugestão para homenagem? Entre em contato conosco. Teremos prazer eu ajudar você. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *