Saiba como fazer as suas homenagens se destacarem no meio das outras

Saiba como fazer as suas homenagens se destacaram no meio das outras

A motivação é a palavra de ordem nas empresas. Funcionários motivados não apenas trabalham mais. Principalmente, eles trabalham melhor. E uma das formas de estimular os seus colaboradores no ambiente de trabalho é prestar homenagens aos funcionários que se destacam, reconhecendo seus méritos. A dúvida que resta aos gestores é como fazer com que aquela homenagem se torne inesquecível. Acompanhe as nossas dicas e descubra!

 

Demonstre que a sua homenagem é sincera 

Homenagear um colaborador não se trata apenas de oferecer um presente ou brinde. Claro que isso é uma atitude bacana, mas além de receber um mimo, o funcionário deve sentir que o seu trabalho ali dentro têm sido acompanhado. Portanto, demonstre sempre a sinceridade da sua homenagem.

Você pode fazer isso expressando um agradecimento direto pelo desempenho do colaborador, mostrando que está realmente ciente do que ele tem feito pela empresa. Por exemplo, se o seu funcionário está sendo homenageado porque bateu o recorde de vendas, fale a respeito disso. Mostre interesse e pergunte qual é a estratégia dele para se sair tão bem. Se perceber que  colaborador está a vontade, estimule contar a mesma coisa para os colegas.

Ofereça uma lembrança física

Junto com a homenagem, ofereça alguma coisa palpável. Pode ser um objeto pequeno, mas que vai deixar esse momento gravado na memória do colaborador. Que tal presenteá-lo com uma caneta diferenciada? Itens que o funcionário pode usar no dia a dia são uma boa forma de lembra-lo da sua importância para empresa, já que toda vez que ele os utilizar, vai pensar na homenagem.

A ideia é fortalecer a memória afetiva do funcionário, em relação à empresa. Afinal, uma boa parte da sua motivação não vem das metas de trabalho ou mesmo da questão financeira. Ela se concentra na forma como o funcionário se sente, em relação à empresa. Ofereça uma lembrança ao mesmo tipo significativa e duradoura, como um troféu ou medalha.

Transforme a homenagem em um evento

Quando for entregar a homenagem, organize um evento simples ou mesmo uma confraternização para os funcionários. Além de realizar um gesto inesquecível para o homenageado, toda a equipe vai se lembrar desse momento com simpatia.

Além disso, não é uma estratégia inteligente deixar para entregar a homenagem quando o funcionário estiver sozinho. É importante que os outros funcionários estejam por perto para acompanhar a homenagem. Primeiro, para reconhecer a colaboração do colega e também oferecer a sua admiração. Segundo, que as homenagens também são uma maneira de motivar os funcionários, então é fundamental que eles participem desse momento.

Isso não significa que você tenha que dar uma grande festa. O ideal é reservar um intervalo para o funcionário homenageado. Pode até ser durante o expediente, ou no final do dia. Você também pode oferecer um café ou almoço aos colaboradores e entregar a homenagem. O importante é que naquele momento as atenções estejam voltadas para o homenageado.

Conheça os seus colaboradores

Muitos gestores acreditam que todos os seus funcionários devem ser tratados da mesma forma. Em um primeiro momento, essa parece a mesmo a decisão mais justa. Porém, acabamos nos esquecendo de que cada pessoa é diferente da outra. E, portanto, cada um tem seu jeito, suas necessidades, sua forma de se expressar.

Não adianta só oferecer uma “homenagem padrão”, apenas repetindo aquele mesmo roteiro que você seguiu da última vez. Ao invés de se sentir reconhecido, o funcionário pensa que aquele gesto de da empresa é automático, apenas parte da rotina. Com isso a homenagem se torna vazio de significado e incapaz de motivar o colaborador.

Para evitar que isso acontece, procure conhecer melhor os funcionários da empresa. Assim, quando chega a hora de prestar mais uma homenagem, você consegue dar um caráter pessoal à atividade.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

IL_CTA_Whitepaper_50frases

Post a Comment