Gestão de fornecedores: porque você deve ter uma

Sua gestão de fornecedores deve ser parte do seu planejamento estratégico. Qualquer empresa depende deles, seja B2B, seja B2C, ofereça serviços ou produtos.

Para ter sucesso como empreendedor, você precisa de fornecedores bons e confiáveis. Quando você acha aquele que é o fit perfeito para o seu negócio, trate-o muito bem. Construa uma relação tão boa quanto aquela que você tem com seus consumidores.

Hoje vamos discutir as vantagens de ter uma boa gestão e um relacionamento de confiança com seus fornecedores, além de algumas dicas sobre como fazer isso.

Vantagens da gestão de fornecedores

Os negócios de mais sucesso têm uma coisa em comum: sabem gerenciar todas as suas relações profissionais – até mesmo com os competidores.

Especialmente quando você faz isso sozinho, pode não ser fácil manter tudo em sintonia. Por isso é importante ter uma gestão de fornecedores. Mas por que investir nisso?

Construindo parcerias fortes com fornecedores, você ganha em:

  • Qualidade. O que os fornecedores entregam para o seu negócio influencia diretamente a qualidade do que você entrega aos seus clientes. Quanto melhor for o trabalho dos fornecedores, melhor será o seu.
  • Competitividade. Quando você tem boas relações com seus fornecedores, tem chances de conseguir condições cada vez melhores com eles. Isso influencia, consequentemente, nas condições que você pode oferecer aos seus clientes.
  • Inovação. Os seus fornecedores podem contribuir e muito para a melhoria do seu produto ou serviço. Vocês podem trabalhar juntos para propor novas soluções para o mercado e sair na frente. Quanto mais vocês se entenderem, melhor.
  • Finanças. Muitas empresas passam por apertos no orçamento em determinados períodos do ano. Tendo uma boa relação com fornecedores, você pode negociar adiamentos ou empréstimos.

Como fazer uma boa gestão de fornecedores

Agora que você já tem motivos para gastar tempo criando boas relações com fornecedores, confira algumas dicas para fazer isso.

Ouça seus fornecedores

Isso vale para vários tipos de negociação. Nós temos tendência em falar mais do que escutar. Mas tente evitar isso. Procure saber o que seus fornecedores acham do seu serviço e se eles indicariam melhorias. Ele mesmo pode ajudar nisso.

Tenha uma rotina

Tenha um sistema para gerenciar o contato com seus fornecedores. Não deixe passar muito tempo até o próximo e-mail, mensagem ou ligação.

Tenha tudo anotado

Empreendedores sempre entram em contato com muitas pessoas no dia a dia e algum contato pode passar despercebido. Para evitar que isso aconteça, mantenha tudo anotado. De preferência com detalhes, como quando foi a última negociação e qual é o dia do aniversário de alguém importante.

Conheça pessoalmente

Não vale para todas as relações, mas, sempre que puder, conheça seus fornecedores cara a cara. Por mais que nossa comunicação seja virtual na maior parte do tempo, há conversas que só se afloram pessoalmente.

Convide para eventos

Uma das formas de conhecer seus fornecedores pessoalmente é convidá-los para eventos. Você pode promover uma noite de premiações, por exemplo. Não deixe de enviar convites – ou mesmo premiar seus fornecedores pelo bom trabalho executado durante o ano.

Alinhe suas necessidades e as dele

O seu negócio provavelmente tem muitas necessidades específicas que precisam de atenção. Mas isso também acontece com o seu fornecedor. Procure alinhar as metas de ambos e procurem trabalhar juntos para alcançá-las.

Crie um prêmio para fornecedores

Se você criar um prêmio para seus fornecedores, pode definir categorias que estejam alinhadas com os seus objetivos de negócio. Por exemplo, se seu serviço prioriza a entrega em dia, ofereça prêmios para os fornecedores que não “furaram” prazos durante o ano.

Veja as coisas sob a perspectiva do fornecedor

A melhor forma de promover relações duradouras é se colocar no lugar do outro. Quando seu fornecedor não puder adiar seus pagamentos, por exemplo, procure compreender. Assim, ele fará a mesma coisa quando você precisar.

Como ser um bom cliente

Para manter os bons fornecedores, você precisa garantir que trabalhar com você é vantajoso para eles.

Por isso, procure sempre:

  • Pagar em dia. Mesmo que você peça adiamentos, quando combinar datas, evite “furar”. Assim, a relação de confiança ganha força.
  • Oferecer bons prazos. Pressionar seus fornecedores para entregar em prazos muito apertados pode prejudicar a relação de vocês – ou até mesmo prejudicar a qualidade da entrega.
  • Apresente-os a outras pessoas. Convide seus fornecedores para reuniões estratégicas e apresente-os a outros contatos do setor. Eles farão o mesmo por você.
  • Mantenha-os informados. Procure informar seus fornecedores sobre grandes mudanças na sua empresa para que eles sintam que podem confiar em você, mesmo quando os cenários se alterarem.

Por fim, mesmo criando ótimas relações, muita coisa pode acontecer. Mantenha sempre fornecedores de “backup” para esses casos.

Para não deixar que isso prejudique a relação com os que você prioriza, deixe claro que, quando algo acontece, você tem a quem recorrer.

Manter uma boa gestão de fornecedores pode fortalecer seu negócio. Você se preocupa com isso? Compartilhe suas experiências nos comentários!

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