Entenda por que é importante investir em homenagens na gestão de pessoas

Blog 04.01

Em busca de sucesso e maior produção, muitas empresas acabam pecando ao não trabalhar o endomarketing corretamente. Uma empresa que não cuida de seu marketing interno acaba falhando com seus resultados finais. Afinal, o primeiro passo para o sucesso vem de dentro, não é mesmo?

Os funcionários de uma empresa são parte crucial ao buscar por resultados positivos, pois sem o empenho deles, seria muito difícil caminhar a passos largos. Por esse motivo, além de seus benefícios já acertados na contratação, é de extrema importância trabalhar com reforços positivos na gestão de pessoas, e um deles é a homenagem.

 

Por que eu devo homenagear meus funcionários?

 

Antes de ser funcionário, patrão ou profissional, todos somos seres humanos. Por esse motivo, todos precisam de motivos e estímulos para não desanimar. Afinal, quem não gosta de ter seu trabalho visto e admirado?

 

Sem contar que com estímulos certos, todos se sentem mais motivados a trabalhar e produzir bons e melhores resultados, do contrário, com o famoso “não fez mais do que a obrigação”, acaba trazendo reforços negativos, desmotivando o colaborador, que começa apenas a trabalhar para receber o seu salário no fim do mês, não tendo motivos para se destacar ou melhorar seu desempenho.

 

Para evitar que o desânimo tome conta da parte interna de sua empresa, é importantíssimo trabalhar com os reforços positivos, fazendo com que o funcionário perceba que seu trabalho está sendo visto e apreciado, até porque ele é um bom funcionário e você quer muito que ele continue assim, não é?

 

São muitas as formas de motivar e estimular, e uma que certamente funciona é a homenagem. Então comece a pensar já na melhor forma de homenagear a sua equipe! Mas se você não tem ideia de como fazer isso, confira abaixo algumas dicas incríveis:

 

Dicas de homenagens na gestão de pessoas

 

A homenagem pode ser feita de várias formas e em várias situações. É importante que ela seja parte de todo um contexto de reforços positivos, funcionando junto com o reconhecimento individual de cada colaborador, como por exemplo uma conversa direta com cada pessoa que trabalha na empresa. Elogios, “bom dia” e “até amanhã” também fazem parte dessa série de ferramentas.

 

Você pode, por exemplo, estabelecer uma homenagem ao funcionário que tiver melhores resultados no mês, ou até mesmo ao final de cada projeto dar o destaque merecido a quem teve o melhor desempenho.

 

São diversos os itens que podem ser usados como homenagem, como por exemplo, troféus personalizados com o nome do funcionário. Não se deve esquecer que a empresa teve o trabalho de toda uma equipe, a qual pode ser homenageada de acordo com o papel que desenvolveu no mês ou no projeto, o que pode incluir medalhas, placas e alguns brindes como porta cartão, porta papel, chaveiros personalizados, entre tantos outros tipos de materiais úteis para a vida pessoal e profissional.

 

E não é só no objeto que deve ser pensado. Pense também em como será feita essa entrega, uma vez que não tem graça ganhar uma homenagem se não tiver os parabéns dos colegas de trabalho. Então crie um ambiente propício para esse evento. Não precisa ser um jantar de gala, pode ser até mesmo uma reunião mais informal com a presença de todos os colaboradores para o anúncio dos homenageados do mês. A empresa também pode oferecer um café ou um coquetel para o momento ser mais positivo ainda.

 

Lembre-se que tudo isso não é só para agradar seus funcionários, mas melhora o ambiente de trabalho, estimulando uma concorrência interna e saudável, além de estimular também uma maior produção de trabalho interno e criar um ambiente agradável para o trabalho ser desenvolvido.

IL_CTA_eBook_Placas

Post a Comment