Como montar um plano de homenagens interligado a um plano de carreira

Como montar um plano de homenagens interligado a um plano de carreira

O planejamento de carreira nada mais é do que um plano de negócios estruturado para a vida profissional, afinal todos almejam uma carreira de sucesso para proporcionar para si mesmo e seus familiares uma boa qualidade de vida. O benefício do plano de carreira para as empresas é que, com isso, a rotatividade e a incidência de funcionários desmotivados diminui, enquanto a qualidade dos serviços prestados aumenta juntamente com a produtividade de cada um dos envolvidos e com a retenção de talentos.

 

Um plano de carreira bem estruturado possibilita aos funcionários o reconhecimento de seu trabalho através de promoções em novos cargos e posições na empresa. Porém, esse caminho a ser seguido pelo profissional demanda tempo e dedicação, assim planejar um plano de carreiras atrelado a um plano de homenagens, onde seus trabalhos e objetivos conquistados no final de cada meta estabelecida, fará com que o funcionário não se desmotive, mantendo o foco no objetivo final e mais importante.

 

Neste contexto, elaboramos alguns passos a serem seguidos pela equipe de RH interligando o plano de carreira com um plano de homenagens que será a representação de todo o reconhecimento dos colaboradores envolvidos.

 

Identifique os interesses do colaborador

 

É importante, antes de mais nada, trabalhar com o funcionário em busca da definição de quais são seus maiores objetivos pessoais, anseios e interesses profissionais dentro da sua área para daí definir seus pontos fortes e fracos. Esse é o ponto de partida para a ascensão profissional.

 

Estabeleça objetivos

 

Com todo os interesses firmados, agora é necessário que se estabeleça objetivos claros dentro da empresa que visem o desenvolvimento tanto do profissional quanto da empresa. Entretanto, é importante que tais objetivos sejam acima de tudo possíveis de serem atingidos, é claro.

 

Ação em direção aos objetivos / Tempo necessário

 

Em seguida, trace ações consistentes e prazo estimado para que os objetivos sejam alcançados. Ao final desta etapa, inserimos o plano de homenagens para que toda a meta alcançada pelo profissional não passe despercebida. A partir do momento em que o profissional vê o seu trabalho reconhecido em uma homenagem, irá buscar ainda mais para melhor seu desempenho tanto pessoal quanto em equipe. Assim o foco e motivação são mantidos.

 

Cursos, Palestras e Feiras

 

Promova ou incentive a participação do funcionário em cursos, palestras e feiras para que ele se inspire com novos conhecimento e networking com outras pessoas do ramo.

 

Caso sua empresa for promover tais eventos, novamente as homenagens poderão ser usadas para o registro de um importante acontecimento na vida profissional do funcionário. Além disso, é importante incentivar a vontade do colaborador em se manter atualizado sempre.

 

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!

5 Formatos de Medalhas

Post a Comment