Como identificar os colaboradores que merecem uma homenagem

colaboradores que merecem uma homenagem

Prestar homenagens aos seus colaboradores é uma forma de valorizar o esforço e a dedicação de cada um deles, além de motivá-los a continuar trabalhando com empenho pela sua empresa. Às vezes, os gestores encontram dificuldades na hora de escolher o funcionário para ser homenageado, com receio de cometer uma injustiça.

 

Foi pensando nisso que nós selecionamos algumas medidas para tornar o processo da escolha mais fácil e, acima de tudo, mais justo. Acompanhe as nossas sugestões e descubra qual é a melhor forma de identificar os colaboradores que merecem uma homenagem pois se destacam na sua empresa e são dignos desse reconhecimento. Depois, é só você escolher uma homenagem à altura.

 

Estabeleça critérios de avaliação

A forma mais fácil de escolher os funcionários a serem homenageados é definindo critérios mesuráveis para avaliar o seu desempenho. Entre eles, destacamos pontualidade, número de faltas, obediência às normas da empresa e comportamento exemplar. Acompanhando os registros dos colaboradores você consegue saber como cada um está se saindo.   Por outro lado, essa medida deixa de fora critérios subjetivos. Esteja atento a outros aspectos importantes, como o comprometimento com a segurança, o grau de motivação e um bom relacionamento com os colegas.

 

Observe o envolvimento com a empresa

É importante reconhecer aqueles profissionais que se envolvem mesmo com o trabalho – ou seja, aqueles que “vestem a camisa” da empresa. São eles que fazem a diferença e se mantém atuantes mesmo quando surgem problemas.   Para saber quem são os colaboradores mais envolvidos, observe aqueles que estão dispostos a fazer horas extras ou trabalhar em dias de folga, diante de uma necessidade. Valorize quem apresenta sugestões e está sempre pensando em formas de melhorar a empresa, mesmo fora da sua área de atuação.   Esteja atento também aos colaboradores que reconhecem a importância do conhecimento. Incentive os profissionais que se mostram empenhados diante de uma possibilidade de aprender mais, seja frequentando seminários, cursos ou mesmo oportunidades de treinamento dentro da própria empresa.

 

Avalie os índices de sucesso

Procure entre os seus colaboradores aqueles que obtiveram o maior índice de sucessos nas suas atividades. Em uma empresa imobiliária, por exemplo, você levaria em consideração quantos contratos foram assinados durante certo período de tempo.   Os profissionais mais motivados e mais envolvidos com o seu trabalho tendem a alcançar resultados melhores. Não deixe de analisar também em que momento houve falhas por parte dos funcionários e os motivos para isso ter acontecido. Um baixo índice de sucessos pode não ser, necessariamente, responsabilidade do colaborador.

 

Reconheça a opinião dos funcionários

Os colaboradores possuem entre si uma convivência mais próxima do que com os gestores. Por isso mesmo, é fundamental observar a opinião dos seus funcionários.   Você pode conversar com eles de maneira informal, procurando saber se existe algum colega mais admirado, que causa um impacto positivo nos outros. Também é possível realizar uma pesquisa para descobrir qual colaborador merece uma homenagem, na opinião da equipe.

 

Valorize diferentes perfis

Apesar dos parâmetros já definidos acima, considere a possibilidade de contemplar perfis distintos na hora de fazer as homenagens. Um funcionário pode não se destacar em pontualidade, e mesmo assim alcançar um sucesso enorme nos seus projetos.   Nesse tipo de situação, use a própria homenagem como um estímulo para que o colaborador melhore sua postura e cresça profissionalmente. Vale a pena conversar com o funcionário depois, em particular, para motivá-lo. Ressalte que ele tem feito um ótimo trabalho, mas ainda há a oportunidade de melhorar, cada vez mais.

Curtiu as dicas? Fique ligado no blog da Inox Line para mais sugestões como essas! Compartilhe a sua experiência com homenagens nos comentários.

5 Formatos de Medalhas

Post a Comment