Entregamos em todo Brasil

(11) 3185-6966
(31) 3335-2975

Inoxline Troféus Personalizados e Placas de Homenagem


E-mail: [email protected]

  Entregamos em todo Brasil


(31) 3335-2975
(11) ​3185-6966

7 dicas para lidar com discursos em eventos de premiação

Prêmios não são oferecidos apenas a estrelas de cinema e grandes nomes da música. Eles podem ser usados para todo tipo de área, de médicos a professores. Para empresas, essa é uma ótima forma de motivar colaboradores.

Em premiações, é fundamental que haja muita preparação, tanto de quem produz o evento quanto de quem é candidato aos prêmios. Sem isso, é possível que tudo atrase ou algo dê tão errado a ponto de parar a cerimônia.

Um dos piores imprevistos é o discurso longo de algum vencedor. Para que isso não aconteça, separamos sete dicas para ajudar você a lidar com discursos em eventos de premiação.

1. Oriente os concorrentes

Separe um tempo para orientar quem vai fazer discurso. Você pode ter preparado uma fala do diretor da empresa, por exemplo. Explique para essa pessoa que ela precisa ser rápida e que ela deve estar com o discurso ensaiado no dia.

Agora, se você for deixar espaço para que os vencedores façam um discurso de agradecimento, deve fazer o mesmo com todos os concorrentes. Peça para que eles se preparem e tentem planejar falar por menos de um minuto, de preferência.

Claro que o tempo depende do tamanho da cerimônia, mas discursos em eventos de premiação costumam deixar as pessoas um pouco entediadas. Por isso, evite muitas delongas.

2. Deixe registrado o que precisa ser falado

Alguns nomes precisam ser mencionados na cerimônia em algum momento. Isso inclui patrocinadores, parceiros, fornecedores e quem mais ajudou a fazer o evento acontecer.

Se forem muitos nomes, sugira outras formas de citar os agradecimentos. Pode ser, por exemplo, em um vídeo ou com música. Evite fazer com que o gestor ou o apresentador do prêmio fique lendo uma lista enorme de nomes.

3. Estabeleça um limite de nomes

Por falar em nomes, você já deve saber que os vencedores vão querer agradecer à família, aos amigos, professores, mentores, animais de estimação… Isso faz parte dos discursos em eventos de premiação. É bastante compreensível que a pessoa queira reconhecer a ajuda e o apoio que teve para conquistar tal prêmio.

Entretanto, a lista pode ser muito grande e carregar vários minutos junto com ela. Depois de sofrer anos por esse mal, o Oscar resolveu um pouco o problema quando começou a pedir a lista de agradecimentos previamente. Se for muito grande, os nomes são projetados enquanto o discurso acontece. Além disso, o tempo máximo para cada discurso é de 40 segundos.

4. Estipule um tempo máximo com folga

No Oscar, mesmo com o limite de tempo estabelecido e os produtores darem todo tipo de sinal, já aconteceu de as falas ultrapassarem 5 minutos. Por isso, na hora de fazer o seu planejamento, conte com esses atrasos.

Avise aos concorrentes que há menos tempo, de modo que o atraso não seja tão grande no final. Para não atrasar mais ainda, garanta que a transição de um prêmio para outro também não seja demorada.

É muito comum que eventos de premiação tenham fotos dos premiados com o diretor da empresa, por exemplo. Se você realmente precisar das fotos para a imprensa, planeje um design de palco que permita a continuação dos prêmios enquanto são tiradas.

Se não for realmente necessário, você pode dizer que, após a premiação, haverá um espaço específico para fotos.

5. Planeje um sinal de tempo

Se você não pensar em um sinal para avisar a quem está fazendo o discurso, fica mais difícil seguir o tempo à risca. Na emoção do momento, a pessoa não vai checar o relógio.

Por isso, planeje e avise a todos antes da premiação qual será o sinal “faltando 10 segundos”. Procure algo discreto, que não apareça para os convidados, como uma luz ou alguém acenando.

No caso do Oscar, é comum que a banda comece a tocar enquanto a pessoa fala, afinal, todos estão ansiosos para saber quem são os ganhadores, especialmente o melhor filme.

Fazer o mesmo pode ser um pouco rude dependendo do estilo do seu evento.

Se isso fizer sentido para a sua premiação, tudo bem, mas se estiver lidando com clientes ou fornecedores e for um evento pequeno, pode não ser de bom tom. Se você achar que é do estilo da empresa fazer algo de bom humor, pode escolher esta música ou esta.

6. Oriente o apresentador a interromper

Outra forma de não deixar discursos em eventos de premiação irem muito longe é orientar o apresentador a interromper a fala.

Pode soar um pouco rude sugerir essa técnica, mas se for um profissional experiente, ele saberá fazer de uma forma leve. Ele pode, por exemplo, ser sincero e pedir que o vencedor se despeça pois o cronograma está apertado.

Logo em seguida, ele pede os aplausos da plateia e pronto.

7. Considere se é uma boa opção falar quem ganhou antes

Alguns eventos podem escolher avisar os concorrentes sobre quem receberá o prêmio na noite. É uma prática comum quando falamos de eventos corporativos. O objetivo é não levantar muitas expectativas ou rumores que podem trazer um clima estranho para os dias que antecedem a premiação.

Se você preferir avisar antes, garanta que o nome de todos os concorrentes será mencionado e que eles também serão destaques na noite. Uma vantagem é poder preparar os vencedores para seus discursos.

Bônus: curiosidade

É possível fazer discursos rápidos, mas que ainda demonstrem agradecimento. Esses ganhadores do Oscar falaram seis ou menos palavras na hora de agradecer: Joe Pesci (Melhor Ator, 1991), Patty Duke (Melhor Atriz Coadjuvante, 1963) e Alfred Hitchcock (Conjunto da Obra, 1968).

Quer que seu evento seja memorável? Conte com a Inox Line para garantir o sucesso da sua homenagem. Entre em contato!

Tudo sobre eventos de Premiação

Solicite consultoria e orçamento grátis!

Precisa de um brinde especial ou sugestão para homenagem? Entre em contato conosco. Teremos prazer eu ajudar você. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *