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6 ações de endomarketing que funcionam

Você sabe o que quer dizer endomarketing? Esse termo se relaciona a todo marketing que é feito dentro e para a empresa. As ações, que podem ser tradicionais do marketing, são direcionadas ao público interno – os colaboradores.

 

Trabalhar estratégias de endomarketing pode fazer toda a diferença na integração da equipe e no clima organizacional. Mas é preciso pensar bastante para aplicar ações efetivas.

 

O endomarketing é diferente da comunicação interna, que tem a intenção de informar os colaboradores e os líderes sobre os assuntos mais recentes da companhia. No post de hoje, você vai conhecer ações que podem aumentar o engajamento e a motivação de todos na empresa.

 

Presentation and collaboration by business people

 

 

1. Ofereça treinamentos voltados para a cultura da empresa

 

O treinamento dos colaboradores é uma parte essencial do marketing interno. É com eles que as pessoas não só se integram, mas sentem que estão ganhando a capacitação necessária para executarem seu trabalho.

 

Além disso, os treinamentos podem ser utilizados para transmitir os valores institucionais, os objetos e a própria história da empresa. Tudo isso ajuda o colaborador a se tornar, efetivamente, parte do time.

 

2. Realize pesquisas de clima institucional

 

Além de adotar estratégias para promover a cultura da empresa, é preciso avaliar regularmente se essas estratégias estão dando certo. Não basta que você observe os colaboradores de vez em quando para checar se estão felizes e produzindo.

 

Por isso, muitas empresas, especialmente as organizações de grande porte, realizam pesquisas de satisfação entre os colaboradores. Estabeleça uma frequência semestral ou anual para fazer isso. Procure consultar profissionais para definir qual o conteúdo das perguntas e de que forma elas serão feitas. Garanta sempre que tudo será anônimo.

 

3. Proporcione eventos de premiação

 

Entre as ações de endomarketing, uma que pode fazer toda a diferença é o oferecimento de prêmios aos melhores resultados do ano.

 

Com os programas de reconhecimento, você mostra ao colaborador que ele tem valor dentro da instituição e que o esforço dele é recompensado para além do dinheiro. Acompanhe esse post para saber a forma certa de usar a premiação para motivar colaboradores, a fim de evitar erros e alcançar os objetivos certos com o prêmio.

 

4. Entregue benefícios aos seus funcionários

 

Existem benefícios que já são parte do programa fixo das empresas, que têm como objetivo manter talentos e atrair outros. Podem incluir: vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica.

 

Mas você também pode oferecer benefícios como parte das suas ações de endomarketing, que fujam do comum e que tenham a ver com o estilo da empresa. Um vale-cultura, por exemplo, mostra que você é preocupado com o nível cultural dos colaboradores e quer investir nisso.

 

Mostre que você sabe o que todos podem querer. Existem várias formas de fazer isso, como convênios com outras empresas próximas ao local de trabalho, como academias, cursos de idiomas e restaurantes.

 

Se for possível, a empresa pode apresentar um horário de trabalho flexível ou a opção de trabalhar em casa. Esse tipo de iniciativa promove mais qualidade de vida e aumenta a produtividade dos funcionários, assim como ajuda a construir uma imagem positiva sobre a marca.

 

5. Promova momentos de integração entre os colaboradores

 

Também faz parte das ações de endomarketing promover momentos de relaxamento e integração para estabelecer laços entre colegas de trabalho.

 

Isso inclui, claro, festas de fim de ano, happy hours e aniversários. Mas existem outras ideias que podem ser interessantes. Que tal formar, por exemplo, um grupo de estudos? Ou até mesmo um clube do livro?

 

Também é interessante organizar grupos de atividades físicas, como corrida, ioga ou bicicleta. A empresa pode propor campanhas sociais envolvendo os colaboradores para arrecadar e distribuir agasalhos no frio, por exemplo.

 

6. Invista em atividades motivacionais

 

Atividades motivacionais são importantes para manter os funcionários satisfeitos com o trabalho e em um melhor nível de produtividade. Identificar os pontos fortes e fracos dos funcionários é um começo para as empresas que buscam implantar este sistema.

 

Procure realizar atividades como palestras e seminários motivacionais, voltados para o que seus colaboradores querem ou precisam ouvir.

 

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