5 erros para evitar em eventos de premiação

Você quer oferecer reconhecimento aos seus colaboradores, aos parceiros e aos clientes? Cerimônias de premiação são o momento perfeito para isso. Uma homenagem pode fazer toda a diferença na maneira como as pessoas enxergam seu negócio.

 

Mas, se planejar qualquer evento já é uma tarefa complicada, uma cerimônia de premiação é ainda mais. Você não vai querer que aconteça tropeços como o do Oscar 2017, por exemplo, que anunciou o prêmio de melhor filme para a obra errada.

 

Selecionamos os erros mais comuns que acontecem em eventos de premiação para você já ficar avisado e saber como evitá-los:

 

Microphone with crowd

 

1. Não planejar bem

 

Este erro é comum em várias áreas das empresas. Contudo, em eventos de premiação, não ter um planejamento claro de cada passo pode ser especialmente desastroso.

 

A começar pelo planejamento financeiro. Dificilmente a sua companhia vai fornecer recursos infinitos para o evento. A mágica está em fazer o melhor que puder com o que você tem disponível e separar um pouco prevendo eventualidades.

 

Faça uma lista com tudo o que vai precisar, de preferência em uma planilha – o Excel é o melhor amigo de quem planeja eventos. Defina um mínimo e um máximo para cada item da lista; para não pagar mais do que deveria, pesquise bem os fornecedores da cidade e veja quem oferece o melhor preço.

 

Durante o evento, pense em tudo que pode dar errado e prepare-se. A lista dos premiados é uma das partes mais importantes, junto com seus respectivos prêmios. Uma regra que evita bastante os erros durante a cerimônia é a comunicação.

 

Mantenha todos da equipe muito bem informados do planejamento para que eles possam ajudar quando algo sair dos trilhos. Os erros têm bem menos chance de acontecer quando todos sabem onde devem estar e quando precisam estar preparados.

 

2. Divulgar pouco

 

Um evento de premiação é um jeito de demonstrar reconhecimento pelo trabalho dos seus colaboradores ou apreço pelas parcerias. Ele também é parte importante da imagem que você quer passar para o público.

 

Para que os resultados do evento sejam bons, é preciso que as pessoas tenham vontade de comparecer e participar desse momento tão especial. A má divulgação pode fazer seu evento ficar esquecido e você não consegue transmitir o que queria.

 

A primeira coisa a fazer para evitar esse erro é explorar ao máximo o potencial das plataformas virtuais. Crie eventos nas redes sociais e mantenha o fluxo de posts constante para sempre lembrar as pessoas de que seu evento está chegando. Você pode falar sobre os concorrentes aos prêmios, por exemplo. Crie também uma hashtag oficial e utilize-a nas campanhas prévias.

 

A fim de garantir que as pessoas do setor vão comparecer, invista em posts patrocinados, nos quais o público-alvo sejam elas. Se houver orçamento disponível, não tenha medo de ousar e criar um hotsite ou um aplicativo mobile só para a sua premiação. Os convidados vão adorar, com certeza.

 

3. Não contratar um mestre de cerimônias

 

Muita gente ainda tem uma ideia formada de que eventos de premiação são chatos. Mas a verdade é que, se ele for bem planejado e divertido, isso não vai acontecer.

 

Uma forma de definir um ritmo para o seu evento é contratando um bom mestre de cerimônias. Precisa ser alguém que consiga prender a atenção dos convidados e manter a leveza da apresentação.

 

Pense em uma pessoa que tenha a ver com o seu negócio e também com o tipo de plateia. Um detalhe importante: garanta que o apresentador saiba pronunciar o nome de todos os premiados.

 

Caso os representantes da empresa e os premiados façam discursos, o que é bastante recomendado, cuide para que sejam planejados e não durem muito. Bons discursos contribuem para atingir seus objetivos com a premiação.

 

4. Exagerar na formalidade

 

Junto do estigma de que eventos de premiação são entediantes, existe aquele que diz que são também muito formais. Mas não é preciso ser assim. Você pode e deve investir em um clima mais descontraído, afinal, as pessoas estão lá para viver um momento especial e divertido.

 

A escolha do lugar influencia bastante no tom que você quer definir para o evento. Para a apresentação, aposte em vídeos e efeitos dinâmicos na hora de anunciar os prêmios. Músicas animadas também são bem-vindas.

 

Nós temos um post com dicas para criar um evento de premiação inovador. Para ler, só clicar aqui!

 

5. Não escolher um prêmio marcante

 

É muito comum em eventos de premiação vermos o mesmo tipo de placa ou medalha sendo oferecido. Isso pode passar a impressão de que você não separou tempo e dinheiro necessários para criar algo especial.

 

Lembre-se de que aquele prêmio será a lembrança que as pessoas vão levar para casa. Por isso, não economize na criatividade e customize cada um dos prêmios para que os premiados sintam que aquilo foi feito especialmente para eles.

 

Assim, você passa aos seus colaboradores, aos clientes, aos fornecedores e aos parceiros uma sensação de orgulho e realização, o que, afinal, é o seu objetivo.

 

A verdade é que imprevistos acontecem. Mesmo quando você tenta se preparar, alguma coisa pode escapar; afinal, é uma lista enorme de itens diferentes para pensar. O que você deve fazer é aprender com os erros e saber como agir em caso de eventualidades.

 

Para preparar seus prêmios e garantir que eles sejam entregues no prazo, entre em contato com a Inox Line!

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