Entregamos em todo Brasil

(11) 3185-6966
(31) 3335-2975

Inoxline Troféus Personalizados e Placas de Homenagem


E-mail: [email protected]

  Entregamos em todo Brasil


(31) 3335-2975
(11) ​3185-6966

Como usar a premiação para motivar colaboradores

Sua empresa quer ver os colaboradores mais motivados? Dificilmente você vai responder não a essa pergunta. Buscar a motivação dos funcionários é um desafio cada vez maior das companhias e faz toda a diferença na hora de preservar talentos.

 

Afinal, não adianta apenas contratar os melhores do mercado, profissionais que realmente trazem bons resultados. Você precisa garantir que eles vão querer continuar trabalhando para você.

 

A única forma de fazer isso é oferecer condições para que eles sintam que são reconhecidos dentro da companhia. Neste post, vamos falar sobre a importância do reconhecimento, como premiar sem gerar rivalidades e garantir uma premiação para motivar colaboradores. Vamos lá?

She's at the top of her game

 

Ofereça o reconhecimento que os colaboradores querem e merecem

 

Nós trabalhamos por vários motivos. Um deles, claro, é garantir a nossa subsistência. Mas as nossas reais motivações vão além disso.

 

Bons colaboradores trabalham para ganhar um senso de orgulho próprio. Querem colocar em prática aquilo que amam e realmente sabem fazer. E, para garantir que seu trabalho esteja dando certo, precisam de reconhecimento, e não só de recompensa financeira.

 

Segundo uma pesquisa da Bersin & Associates, organizações que reconhecem o trabalho de seus colaboradores conseguem resultados melhores do que aquelas que não fazem o mesmo. Na verdade, companhias em que a premiação para motivar colaboradores faz parte da cultura têm uma taxa de turnover 31% menor.

 

Se você quer alcançar esse tipo de resultado, o reconhecimento de pequenas vitórias, como um e-mail para toda a companhia agradecendo por uma ideia inovadora, deve ser parte do dia a dia. Todavia você pode ir mais longe e começar a oferecer um reconhecimento formal, como um evento de premiação.

 

Claro, esse tipo de ação pode custar dinheiro, esforço e tempo. Mas, no final, o que você tem em troca é um ambiente de trabalho muito mais agradável, com colaboradores motivados e focados.

 

Entenda a importância de reconhecer da forma certa

 

É preciso, porém, tomar cuidado para que a premiação para motivar colaboradores da sua companhia não saiam pela culatra. Você pode ter começado com a melhor das intenções na hora de premiar seus colaboradores pela performance acima da média, mas, se não fizer do jeito certo, pode criar rivalidades.

 

Procure reconhecer o trabalho de uma forma eficiente, que combine com a cultura já estabelecida na sua companhia. Além disso, a escolha de indicados e ganhadores precisa ser transparente e fazer sentido para todos. Nenhuma performance que se tenha destacado pode passar batida.

 

Se não forem escolhidos com transparência, os prêmios podem gerar inveja, reclamações e insatisfação. É por isso que muitas empresas desistem de produzir eventos de premiação para motivar colaboradores.

 

Escolha bem os tipos de premiação para motivar colaboradores

 

Uma forma de não criar rivalidades é dar a chance para os colaboradores votarem em seus colegas para determinados prêmios. Você nem sempre está presente para saber como é o dia a dia, e ter a chance de trazer boas práticas ao conhecimento de todos pode estreitar as relações na companhia.

 

Procure homenagear comportamentos específicos. Os prêmios precisam ser customizados de acordo com os sucessos específicos de times e colaboradores.

 

Por exemplo, se um dos integrantes da equipe praticou a calma e a paciência diante de uma situação de crise, garanta que ele tenha o reconhecimento merecido por esse feito.

 

Você não precisa retirar o clássico prêmio de “funcionário do mês”, já que ele ainda é um gesto digno. Mas comece a pensar em congratulações personalizadas, que trazem reconhecimento com mais significado.

 

Não se esqueça de que os prêmios do seu evento também devem estar alinhados com os objetivos do negócio. Algumas dicas de categorias que você pode escolher na premiação para motivar colaboradores:

 

– Estrela do atendimento ao cliente
– Solucionador de problemas do ano
– Levantador da moral
– Melhor colaborador escolhido pelos colegas
– Resultados impecáveis do ano
– Melhor ideia do ano

 

Para que o processo seja transparente, defina as métricas de cada prêmio, quando não são por votação. Quais resultados serão medidos de cada colaborador? Assim, você ganha mais confiança de todos no processo.

 

Depois do evento de premiação para motivar colaboradores, publique o nome dos ganhadores nos canais de comunicação interna da empresa, como as newsletters.

 

Garanta uma cerimônia de sucesso

 

Pronto! Você decidiu realizar uma grande cerimônia de entrega dos prêmios para seus colaboradores. Não cometa o erro de apenas chamar os nomes e entregar os prêmios. Se você vai produzir um evento, seja criativo.

 

Garanta que a história de sucesso de cada premiado seja mencionada e os motivos pelos quais ele está recebendo aquele prêmio. Isso vai fazer com que a noite seja mais interessante e com que os colaboradores premiados se sintam ainda mais estimados.

 

O melhor benefício das cerimônias de premiação é poder ver seus colegas recebendo os prêmios e sendo reconhecidos pelo trabalho executado. Com certeza, a motivação e o engajamento de todos até o próximo evento serão maior.

 

É também por esse motivo que você não deve economizar nos prêmios. Pense que o seu colaborador vai levar para casa aquele troféu ou a placa de homenagem. Será uma forma de lembrá-lo que o bom trabalho é recompensado na sua companhia.

 

Se houver orçamento suficiente, não deixe de oferecer junto com a premiação algum presente, como um jantar ou um dia em um Spa. Seus colaboradores com certeza vão sentir que estão sendo bem tratados.

 

Produzir eventos de premiação é uma forma de reconhecer seus funcionários e motivá-los positivamente. Se for feito da forma correta, pode construir uma boa relação entre os colaboradores e a gerência, além do senso de confiança.

 

Se você oferece prêmios agora, pode ter certeza de que todos vão trabalhar pensando nele nos próximos meses. São formas tangíveis de reconhecer o trabalho bem feito e fazer os colaboradores mais felizes. E quem se sente feliz executa melhor o seu trabalho.

 

Está produzindo um evento de premiação e precisa se um fornecedor de prêmios? Entre em contato com a gente!

Solicite consultoria e orçamento grátis!

Precisa de um brinde especial ou sugestão para homenagem? Entre em contato conosco. Teremos prazer eu ajudar você. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *