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Como estabelecer um programa de reconhecimento a funcionários

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Motivar os seus funcionários é uma parte fundamental do trabalho de um gestor, dentro de qualquer empresa. Uma equipe que se sente estimulada trabalha com mais afinco e dedicação, sempre em busca dos melhores resultados. Assim, a empresa cresce junto com o funcionário.Para aumentar o índice de motivação dos colaboradores, a nossa sugestão é utilizar um programa permanente de reconhecimento e recompensas. Depois de eleger os funcionários que se destacam na empresa, você pode usar bônus em dinheiro, placas de homenagem e outros prêmios, para mostrar a satisfação em tê-los na equipe.Saiba como desenvolver um programa de reconhecimento justo e eficaz em cinco passos:

1. Estabeleça um sistema de avaliação

Antes de distribuir prêmios, é necessário definir como será feita a avaliação dos funcionários. Por isso, estabeleça um sistema para medir o desempenho operacional de cada um deles.

Um critério a ser avaliado é a habilidade para realizar tarefas. Isso inclui tempo de resposta e número de objetivos finalizados com sucesso. Considere também a satisfação do cliente, a capacidade de reduzir gastos e resolver problemas – são elementos que causam impacto na sua empresa. Por fim, analise dados ligados ao funcionamento do negócio, como número de faltas, pontualidade e lucro.

O ideal é que o sistema de avaliação contemple tanto a opinião dos consumidores quanto as demandas dos funcionários.

2. Apresente o plano de ação à equipe

Para que o programa de reconhecimento alcance resultados, é preciso esclarecer à equipe como ele funciona. Explique para os funcionários quais são os critérios de avaliação de maneira clara e objetiva, e mostre o que você considera um desempenho ideal.

Dessa forma, os colaboradores que não atingirem um bom desempenho entendem onde está o erro. Isso é importante para estimular o desenvolvimento da equipe como um todo, inclusive aqueles que não podem ser chamados de funcionários exemplares. Porém, isso só dará certo se todos entenderem bem os objetivos do programa.

3. Ofereça recompensas atraentes

Quando divulgar o programa de recompensas, fale também sobre os prêmios. Afinal, é essa recompensa que vai estimular o funcionário a dar o seu melhor pela empresa.

Não fique restrito ao tradicional bônus financeiro, procure ser criativo. Embora um adicional ao salário seja muito bem vindo, isso muitas vezes é enxergado como um gesto impessoal. Ou seja, o funcionário encara o bônus como uma resposta automática da empresa, e não um reconhecimento da sua parte. Um elogio, por exemplo, pode ter maior impacto no desempenho do colaborador.

Você pode oferecer uma viagem ou uma sexta-feira de folga. Por outro lado, invista em gestos que valorizem o funcionário perante a equipe. A nossa sugestão é realizar uma homenagem, o que certamente deixara o colaborador orgulhoso.

4. Torne o programa mais pessoal

Uma forma de mostrar que você se importa de verdade com os seus funcionários é premiá-los com recompensas de caráter pessoal. Para um fã de cinema, você pode oferecer ingressos para aquele filme incrível que acabou de estrear. Esse tipo de prêmio tem maior impacto, o que afeta de forma positiva o desempenho do colaborador.

Outra sugestão é deixar os funcionários perceberem que aquele prêmio está vindo mesmo do chefe. Se você oferecer um almoço, por que não fazer os preparativos? Seja o cozinheiro da vez, ou organize tudo por conta própria – reserve o restaurante, compre uma sobremesa especial, providenciar o transporte. São detalhes que sempre ficam a cargo dos funcionários, e ver o chefe realiza-los é uma grata surpresa.

5. Crie um ambiente que estimule desenvolvimento

A ideia do programa de reconhecimento é que ele proporcione o crescimento dos seus funcionários, além de alavancar os números da empresa. Portanto, crie um ambiente que estimule a participação e o desenvolvimento dos colaboradores.

Depois de fazer a homenagem, você pode disponibilizar um momento para que os funcionários falem a respeito do seu trabalho. Eles podem dar dicas aos colegas e contar um pouco sobre as suas conquistas. Invista nesses momentos de conversa e troca de experiências. É ideal que os gestores estejam presentes e que os funcionários possam fazer perguntas aos colegas e superiores.

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